quinta-feira, 10 de maio de 2012

A escolha certa do Celebrante para o seu Casamento.


Aquele grande momento chegou, estamos noivos!!!.

Agora até o grande dia é uma verdadeira maratona. Escolher cerimonialista, buffet, salão de festas, mesa de bolo, vestido de noiva, fotos, filmagem e uma série de outros produtos e serviços que darão ao seu grande dia o toque de exclusividade. Afinal, toda noiva sonha com um casamento único.

Você pode personalizar cada detalhe, lembrancinhas, cardápio, musicas etc.. Mas e a celebração religiosa?  

Para muitos noivos a escolha do local da celebração principalmente o celebrante chega a ser o ponto crítico da organização do casamento, já que este é o seu ponto de partida, para começar a organizar todo o resta é preciso ter data e local da celebração definidos.

Muitos noivos gostam da idéia de uma celebração no mesmo local da recepção, por vários motivos, facilidade para os convidados, por poder ser ao ar livre, produção de fotos e filmagem diferenciadas e etc... Porém algumas religiões não realizam casamentos fora da igreja, como a Religião Católica, por exemplo, com isso essa busca pelo local e celebrante ideal tem tirado noites de sono dos nossos queridos noivinhos.

Vocês noivos devem avaliar todos os detalhes com muita atenção para fazerem a escolha certa, segue algumas dicas:

1º - Data do Casamento:
Esse é um dos primeiros detalhes que o casal deve se preocupar, pois marcar a data do casamento é de suma importância, obviamente, para que os noivos tenham tempo de se planejar e finalizar todos os preparativos a tempo. Assim você já consegue ir planejando o estilo e o local da cerimônia.

Observem que se for feriado ou próximo de um – alguns profissionais da área cobram mais caro por trabalhar em feriados, além da questão dos convidados que podem viajar no feriado, alguns noivos escolhem da data próxima a um feriado justamente para facilitar aos convidados que terão de viajar para o local do casamento, portanto o ideal é que noivo e noiva conversem bastante a respeito analisando todos os pontos importantes.


2º Local da Cerimônia Religiosa:
A partir da escolha do estilo do casamento e obtendo um número aproximado de convidados, o casal pode começar a pesquisar locais que sejam adequados a essas características. O casal precisa conversar e decidir se querem a cerimônia e festa no mesmo local, ou a cerimônia na Igreja e festa no salão, claro levando em consideração a religião, como dito antes algumas religiões não realizam casamentos fora da igreja.

Observações importantes para avaliar nas igrejas:
Se a data e o horário que você deseja estão disponíveis;
Que documentos são necessários;
Se há algum pré-requisito;
Como costuma ser realizada a cerimônia;
Se há restrições com relação: Roupas – algumas igrejas não permitem entradas de madrinhas e noivas com decotes;
Leituras – se você pode escolher as leituras e se haverá uma leitura antes do Evangelho e se você pode escolher que fará a mesma;
Músicas – algumas igrejas têm um número Maximo de entradas permitido e se o som da igreja é bom e se taxa por usá-lo;
Decoração - algumas igrejas não permitem decoração no corredor e tem restrições quanto a certos tipos de tapete de passarela;
Se é permitido gravar e fotografar a cerimônia no altar;
Qual o horário de tolerância e se há multa por atraso
Valor da taxa para realizar a cerimônia;

3º O Celebrante:
Caso você tenha optado por uma cerimônia na igreja as mesmas permitem que você escolha o celebrante (Padre ou Pastor) esse poder ser de outra igreja, tipo aquela que você freqüenta e com isso tem mais intimidade com o celebrante, ou você pode deixar por conta da igreja que irá designar o Padre ou Pastor da própria igreja.

Infelizmente temos nos deparados com celebrantes totalmente despreparados para a realização de uma cerimônia de casamento, celebrantes que usam muito mal a palavra, são inconvenientes em determinados assuntos, que dão broncas nos noivos, que falam de política na hora da celebração, que falam os nomes errados dos noivos, ou celebrantes já idosos demais que acabam pulando partes importantes ou cometendo erros graves durante a celebração.

Por isso é muito importante procurar conhecer o seu celebrante, marque uma reunião com o mesmo e tire todas as suas dúvidas, peça para que ele explique passo a passo como é a celebração do casamento, veja na igreja dias que ele estará celebrando um casamento e vá assistir a celebração, veja se a forma com que ele conduz a cerimônia lhe agrada e principalmente se a palavra do mesmo é condizente com a cerimônia em si.

Segue abaixo algumas orientações quanto à função correta de um celebrante:

O papel do celebrante do casamento é composto por muitas tarefas que incluem a realização da cerimônia de casamento. O celebrante deve ser legalmente autorizado a realizar cerimônias de casamento. Dependendo do tipo de cerimônia de casamento que escolheu, o papel do celebrante do casamento pode ser maior ou menor.

Em muitas religiões, o papel do celebrante do casamento o faz se envolver profundamente na vida dos noivos e seus familiares. Muitas vezes, é trabalho do celebrante, avaliar o casal e se certificar que estão totalmente preparados para entrar em casamento. Isto pode envolver uma única reunião, várias sessões de aconselhamento, ou até mesmo sessões de grupo com outros casais que pretendem se casar. Estas sessões incluirão alguns dos principais pontos que irão surgir durante o casamento, como quantos filhos o casal quer ter, onde gostaria de viver a sua vida juntos, argumentos para como lidar com eles, e as suas opiniões sobre carreiras. Muitos casais falam sobre essas situações possíveis antes de se casar, outros casais fogem destes temas que podem causar divergência de opiniões ou até discussões que farão o casamento acabar prematuramente ou mesmo nem se realizar. Uma vez que esses casais provavelmente se casarão em uma instituição religiosa, é papel do celebrante de casamento garantir que o casal esteja pronto para ser vinculado pela sua religião um à vida do outro.

Embora possa não parecer que o papel do celebrante do casamento é mais importante do que realizar o casamento, os casais devem perceber que é necessário ter bagagem para o seu bom planejamento. Devem assim ter disposição para trabalhar com o celebrante do casamento. Juntos, o celebrante e o casal podem projetar uma cerimônia de casamento que o casal sonha. 

2 comentários:

Rogerio Sidaoui -Celebrante disse...

Olá, sou o bispo Rogerio SIDAOUI, celebrante ecumênico de casamentos.
Gostei do que expressou em seu blog, porém informo que apenas a Igreja Romana não realiza casamentos fora dos templos. Porém, Igrejas Católicas são uma infinidade, e todas atendem casais fora das paróquias.
Outro fato verdadeiro que você citou é sobre o despreparo de "celebrantes", infelizmente é verdade, porém o tempo separa os bons dos maus profissionais.
Atenciosamente;
bispo Rogerio
http://www.bisporogerio.com

Unknown disse...

It’s refreshing to read a good quality article for a change. You’ve made many interesting points and I agree. This has made me think and for that I thank you.

cerimonias de casamento

Simone Paixão - Assessoria e Cerimonial

Simone Paixão - Assessoria e Cerimonial

Introduction

Recent Posts