terça-feira, 12 de julho de 2011

Minicasamentos são a tendência da vez!

Realizar uma festa de casamento significa ter algumas despesas alias muitas despesas. Afinal são muitos detalhes e é verdade que quanto maior for o numero de convidados mais caro ficará seu casamento.

Então se você não pode dar uma grande festa mais ainda assim quer celebrar sua união a dica é fazer um mini casamento.

Poucos convidados e clima intimista: a nova tendência no mundo dos casamentos é o minicasamento. A expressão, que vem de mini weddings, é uma referência a celebrações com até 100 convidados. O orçamento é mais enxuto mas, antes de tudo, é preciso saber se o mini é para você.

É preciso analisar o perfil dos noivos e dos familiares, quando as famílias do noivo e da noiva são grandes, tentar fazer um minicasamento acaba em confusão com certeza.

O grande charme dos minis é poder ter por perto convidados que são amigos, que estão felizes por você estar realizando um sonho, e não só estão lá por ser só mais um evento social.


Saiba como é o minicasamento:

Convidados:
No máximo 100, incluindo acompanhantes. Ou seja, realmente, apenas os amigos íntimos do casal e os familiares. Aqui no Brasil, como somos muito festeiros, é difícil convidar pouca gente. Muitos casais desistem do formato menor quando começam a fazer a lista de convidados, por isso é muito importante avaliar se o minicasamento é ideal para você.

Onde fazer?
A cerimônia pode ser feita numa capelinha (algumas igrejas oferecem um salão para os noivos fazerem a recepção), ou pode ser na casa dos pais do noivo ou da noiva, no salão de festas do prédio, em um restaurante bonito, ou mesmo em algum espaço que tenha um jardim bem arborizado, para um almoço ou jantar de casamento.

Se não for casar numa igreja, por que não chamar um juiz de paz ou um pastor para dar a benção? Pode sair mais barato.

Observações importantes: o salão deve ser pequeno. Senão, fica aquele clima de vazio. Muitos minis acontecem em lugares bucólicos: um sítio, uma capelinha, uma casa da família. Mas isso é uma questão de estilo. E os noivos podem optar por outra atmosfera.


Decoração perfeita!
Não existe uma regra para esse tipo de celebração. É um jeito de receber mais despojado, é uma recepção íntima, mais familiar e com seus amigos mais chegados, a decoração irá refletir isso, seu jeito de recepcionar e os detalhes do estilo do casal.

Recomenda-se arranjos baixos para a mesa dos convidados, e os médios ou altos para a mesa de doces. A quantidade de flores varia de acordo com a decoração escolhida pelos noivos.

Quanto maior o local mais você vai gastar com decoração e iluminação, por isso atenção ao tamanho do local onde você pretende fazer a cerimônia e a recepção.

Fazer a recepção num restaurante dispensa gastos com aluguel de mesas, cadeiras, toalhas, pratos e talheres. Você ainda pode fazer uma pequena seleção de pratos e bebidas (faça um controle para não gastar demais nesse quesito) e deixar o menu na mesa dos convidados.

A decoração pode ser feita a base de flores simples, só pra dar um charme ao local. Se for um casamento em casa a própria família pode ajudar na decoração.

Exageros, não combinam de forma alguma, aliás, hoje em dia qualquer exagero é OUT, seja em que tipo de recepção for.

O que servir em um mini wedding?
A comida e a bebida vão depender do orçamento dos noivos, das preferências gastronômicas e do horário da festa. Mas lembre-se um mini wedding pede detalhes caprichados!

Buffet: como o número de convidados é reduzido, é possível caprichar. No minicasamento, tudo tem que ser muito bem cuidado. Pequeno não é sinônimo de descuido. Neste tipo de festa é possível fazer um almoço, por exemplo, ou aumentar o orçamento do buffet.

Não compensa economizar muito quanto ao Buffet. Você pode procurar um bom e barato, mas prove a comida. Não adianta ser barato e não ter uma comida saborosa, para isso vale pagar um pouquinho a mais.

Bebidas: As bebidas devem ser de qualidade, dê preferência a um bom vinho ou espumante é claro que a bebida costuma sair caro, então o melhor é fazer uma consignação com empresas de bebidas, e o que não for consumido é devolvido.

Mesa de Bolo: Por ser pequena a comemoração permite que você se atente aos detalhes sem gastar muito. O bolo e o bem casado devem estar de acordo com as cores da decoração da festa. E uma bonita mesa de doces pode ser o diferencial do casamento. Escolha um doce bem gostoso e calcule duas ou três unidades para cada convidado (o calculo ideal são de 5 por pessoa). Se você souber de alguém que cozinha bem e sabe fazer bons docinhos pode encomendar uma parte para complementar.

O bolo deve ser simples, de um andar no máximo dois. Um bolo de 50 a 75 fatias não sairá tão caro e você pode escolher um modelo bem bonito.

O vestido de noiva perfeito para um Mini-Wedding
Um mini wedding é ideal para vestidos de noiva mais delicados, com saias de corte reto, pouco brilho e com tecidos leves.  Os modelos curtos ou de renda também se adaptam a pequenas comemorações. Opte por alugar o vestido de noiva que com certeza sai mais em conta.

O Convite
Por ser uma festa pequena, o mini wedding pede um convite personalizado. O estilo depende dos noivos e da festa. Caligrafia manual e caricaturas dão um toque especial ao convite.

Música
Se for para dançar nada como um DJ para animar a sua festa. Caso prefiram economizar nesse fornecedor os noivos podem optar por música ambiente, como as clássicas ou bossa nova, ao vivo ou não. Gravar um cd com uma coletânea para a festa, além de prático pode ser uma lembrança linda!

Foto e Filmagem
O vídeo e o álbum de casamento são serviços em que a qualidade é essencial independente do tamanho da festa. A economia está em contratar um número menor de profissionais, por se tratar de um evento pequeno, mas o melhor é procurar bem e se assegurar do bom trabalho desses profissionais.

O registro: o clima intimista da festa faz com que os registros fiquem mais personalizados. “A atmosfera é diferente, pois os convidados são todos conhecidos. E isso se reflete no álbum e na filmagem.

Nenhum comentário:

Simone Paixão - Assessoria e Cerimonial

Simone Paixão - Assessoria e Cerimonial

Introduction

Recent Posts