terça-feira, 8 de maio de 2012

Tendência para casamentos em 2012


Em 2012 duas palavras serão básicas nos casamentos: mini e eco. A primeira, mini, vem dos famosos mini weddings, que na verdade pode ser um casamento para menos de 100 convidados ou simplesmente um casamento com o conceito todo para um mini, imprimindo personalidade, autenticidade e dedicação aos mínimos detalhes. E o Eco vem do ecowedding, que trouxe aos eventos o conceito de sustentabilidade já famoso em outras áreas e tão importante na nossa sociedade.

Ecowedding:
Há alguns anos a preocupação com o meio ambiente vem se tornando prioridade nas mais diversas esferas da sociedade. No que se refere a casamentos não poderia ser diferente. A idéia é fazer um casamento simples, gostoso, aconchegante, com todos os detalhes que os noivos sonham, mas sempre respeitando e protegendo o meio ambiente.

Mas como fazer um casamento sustentável? Vamos conferir algumas dicas!

Local
O casamento sustentável começa com a escolha do local. Um local de fácil acesso para a maioria dos convidados, além de garantir conforto, gera economia no transporte poupando o meio ambiente. Verifique se o local realiza coleta de lixo seletiva. Se não, negocie a possibilidade de que isso seja feito no dia do casamento. Você pode decorar as lixeiras de recicláveis de acordo com a identidade visual do evento, assim elas serão mais um elemento da decoração!

Uma sugestão legal é escrever um texto sucinto sobre a idéia do casamento, explicando que no local haverá coleta seletiva e solicitando que todos entrem no clima de sustentabilidade e ajudem o planeta. Certamente os convidados entenderão a mensagem e utilizarão as lixeiras certas!

Todos os fornecedores envolvidos devem ser informados sobre a idéia do casamento para que se adequem ao perfil do evento. Dê atenção especial aos profissionais da limpeza, aos garçons e outros profissionais do buffet, afinal eles serão os responsáveis por descartar grande parte dos materiais.

Compras e contratação de fornecedores
Procure sempre que possível comprar produtos e contratar mão de obra e serviços locais. Por que fazer isso? Por dois motivos: movimentar o mercado local e diminuir custos com transporte, o que consequentemente diminui o impacto ambiental.

Simplicidade
Esta, por incrível que pareça, pode ser a parte mais difícil! Manter a simplicidade não significa apenas fazer um casamento bucólico e campestre. Significa pensar sobre cada item antes de comprá-lo. Ele poderá ser reutilizado? É reciclável? Se não for, quanto tempo leva para ser eliminado do meio ambiente? Esse item é realmente necessário?
É extremamente difícil decidir o que é ou não necessário quando se trata de casamento, pois isso varia de acordo com as prioridades de cada casal. Mas lembre-se: o foco é poupar o meio ambiente e também recursos financeiros sem perder o charme.

Buffet
O buffet deve ser baseado em receitas balanceadas, alimentos orgânicos, saudáveis e abundantes na época do enlace. Além de favorecer a saúde dos seus convidados, os alimentos da estação costumam ter preços melhores e qualidade superior, além de serem encontrados com maior facilidade. Menu saudável não é sinônimo de ausência de sabor e de criatividade!

Convites
Depois de criado o site você pode criar o save the date, o convite virtual e enviar por email para seus convidados que acessam a internet com frequência. Acredite: não é gafe enviar convite via email em casamentos com proposta sustentável, ok?
Para aqueles que não têm intimidade com computadores uma ótima opção é imprimir alguns convites em papel reciclado. Assim você poupa dinheiro, gasta apenas a quantidade de papel necessária e todos ficam satisfeitos.
A confirmação de presença também pode ser feita online. Os cartões de agradecimento para comunicar o novo endereço do casal, enviados após o casamento, também devem ser feitos em papel reciclado.

Iluminação Natural
Quer coisa mais charmosa do que casar sob a benção do Sol e ainda economizar energia na iluminação?

Vasos de plantas
Usar flores plantadas ao invés de cortadas é uma tendência em alta em decoração de residências que chegou para ficar na decoração dos casamentos. Além de mais baratas, se bem cuidadas, as plantas em vasos podem ser usadas em muitos outros eventos.

Lembrancinha sustentável
Casamento não é feira promocional e os convidados não precisam sair carregando mil e uma lembrancinhas, ok? E falando em lembrancinhas, que tal usar temperos na sua decoração, como pimentas, alecrim, manjericão e depois entregar os vasinhos como lembrancinha aos convidados? Uma idéia eco friendly além de deixar um aroma delicioso na sua festa.



Conte sua história
Levar itens da sua história para a decoração do casamento é mais que uma tendência, é uma idéia emocionante e simbólica. Imagina aquela jarra linda da sua avó na cerimônia do seu casamento, sendo usada como vaso de flores? Ou aquela penteadeira da sua mãe sendo usada como a mesa de bem casados? Esse conceito nasceu nos mini weddings, mas em 2012 será usado em casamentos de qualquer tamanho.  Porta-retratos espalhados pela festa contando a história das famílias também são bem vindos!

Faça os seus votos
Quer coisa mais romântica e pessoal do que casal que escreve seus próprios votos de casamento? Então, não deixe de declarar seu amor com suas próprias palavras perante os amigos e familiares.

Lista de Casamento Flexível
Foi-se o tempo de pedir mil itens em prata, louças e cacarecos de presente casamento. Faça uma lista de casamento inteligente, pensando apenas naquilo que você e seu amado realmente precisam e vão usar.


Seguindo a tendência de personalizar ao máximo o casamento para que ele seja a cara dos noivos, não tenha medo de investir no eco wedding se é nisso que vocês noivos acreditam. O importante é respeitar os seus valores e se divertir muito!

Fotos: Blog da menina festeira, Flickr, Culinária e cultura mix, 

Nenhum comentário:

Simone Paixão - Assessoria e Cerimonial

Simone Paixão - Assessoria e Cerimonial

Introduction

Recent Posts