quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Planejar é Preciso


Segue algumas informações importantes e dicas para os preparativos do seu casamento.

Planejar:
* O casal deve começar a planejar o casamento o quanto antes possível, para evitar gastos desnecessários e ter tempo suficiente para conseguir vaga na igreja, no espaço de festas e os profissionais que desejam.

* O custo total vai depender do tipo de casamento e recepção que os noivos estão pensando em ter. Tradicionalmente, as despesas são divididas entre as famílias do noivo e da noiva ou apenas entre os noivos, mas não existe uma regra. Hoje em dia, o ideal é que as famílias se reúnam e distribuam as tarefas e gastos.

O preço do sonho:
* Os mais tradicionais, que escolhem a noite de sábado, reservam a igreja para uma noite exclusiva e sonham com a recepção do ano, com jantar, bebidas sofisticadas, decoração bonita, DJ e uma excelente pista de dança.

* A ocasião pede requinte, a começar pelo vestido da noiva até a decoração da igreja e o buffet.

* O ideal é que os noivos cheguem a um valor que pretendem e podem gastar para esse evento tão especial na vida dos dois.

Na ponta do lápis:
* Quando se fala em casamento, vem à mente o vestido, a igreja, a recepção e a lua-de-mel. No entanto, por trás deste dia inesquecível, estão detalhes que podem fazer a diferença na hora de fechar as contas do "evento".

* Portanto, pesquisa de preço é fundamental, e preparar um check-list de todas as necessidades é importante para não faltar nada e não ter surpresa na hora do pagamento.

Segue algumas dicas que iram lhe ajudar nos preparativos do seu casamento:
* Escolher qual igreja deseja se casar, verificar disponibilidade da data (há igrejas que exigem reserva com um ano de antecedência). Veja sobre as restrições e regras que a mesma impõe, muita atenção ao numero de musicas que a igreja permite, pois tem noivas que sonham com varias entradas e muitas igrejas só permitem 5, 6, 7 musicas durante toda cerimônia.

* Definir o estilo do seu casamento.

* Abra um arquivo, uma pasta ou uma caixa –> para manter toda a papelada (orçamentos, contratos, recibos) para organização do casamento em um só lugar

* Contrate um Cerimonial -> pesquise e veja o quanto é importante o auxilio desse profissional

* Planeje seu enxoval

* Comece a olhar vestidos de noivas em revistas e estude as alternativas de aluguel, primeiro vestido ou compra. Caso opte por comprar ou mandar fazer (como 1º aluguel) seu vestido é necessário em média 8 meses de antecedência.

* Inicie um programa, orientado por seu médico ou um especialista em ginástica, atividades físicas e hábitos alimentares adequados, para estar em forma no grande dia, assim como também cuidados com os dentes, cuidados com a pele, cuidados com cabelos (tamanho e cor) para um penteado perfeito no grande dia.

* Legal que providencie exame médico pré-nupcial seu e de seu noivo. Além de iniciarem a vida a dois saudáveis, contarão com os conselhos de um profissional altamente qualificado. Se você e seu noivo ainda não têm plano de saúde, é bom providenciar. Afinal, a maioria deles exige uma carência de 12 meses (para parto, por exemplo).

* Escolha e convide pessoalmente seus padrinhos (para casamento civil e religioso). Geralmente orientamos que faça isso em média 5 meses de antecedência do seu casamento, é o tempo que eles precisarão para se prepararem.

* Se possível faça uma reunião com os padrinhos e madrinhas, repasse informações sobre a cerimônia e trajes para ambos, assim evita que mães, madrinhas estejam com trajes da mesma cor e modelos iguais ou parecidos.

* Pense na sua lua de mel e noite de núpcias.

* Para lista de convidados. Peçam ajuda aos pais, essa tarefa é bem cansativa, irão alterar essa lista varias e varias vezes.
* Após finalização da lista definitiva de convidados, comece a separar os convites para entregá-los. Veja o que vai ser enviado pelo correio ou ser entregue pessoalmente, se for contratar um calígrafo, lembre-se que é necessário enviar lista de convidados por ordem alfabética

* Coral - Vá a ensaios escolha o que mais lhe agradar e escolhas as musicas da cerimônia

*Som, Dj, iluminação - escolha os profissionais que se enquadram no estilo da sua festa e principalmente no estilo dos noivinhos e perfil de seus convidados.

* Agende algumas reuniões com a família do noivo e com a sua família para discutirem os detalhes da cerimônia e da recepção e as mães definirem cor e modelo de suas roupas.

*Lembrancinhas: Você pode fazer lembrancinhas para as madrinhas e padrinhos, o tradicional é somente para as madrinhas, mas já tem um tempinho que os noivos passaram a presentear também os padrinhos, assim como damas e pajens.

* Reserve o "Dia da Noiva" no instituto de beleza, Agende com o salão de beleza, os "testes" de cabelo e maquiagem. Aproveite para agendar no mesmo dia as fotos do mosaico e gravação vídeo dos noivos.

* Comece a reunir os documentos necessários para o casamento. Veja o contrato civil do casamento e converse com seu noivo, decidindo sobre a sua forma e os seus detalhes.

* Contrate empresa especializada em transporte de noiva ou defina quem levará a noiva para igreja e os noivos para recepção

* Defina quem ficará encarregado de buscar as roupas e acessórios da noiva, do noivo, das damas e pajens. E quem os devolverá depois (se forem de aluguel)

* Designe uma pessoa para dar assistência a algum convidado especial ou que vier de fora.

* Não se esqueça de agradecer os presentes que já tiver recebido, quem enviou certamente ficará decepcionado se você não o fizer, pode ser por telefone ou o mais aconselhável cartão de agradecimento que você manda fazer junto com os convites do casamento.

* Não se esqueça do polimento e limpeza nas alianças.
By Simone Paixão

2 comentários:

Noiva tatah disse...

Gostei do seu blog, já adicionei aos meus favoritos :)

Simone Paixão disse...

Oi noivinha, seja muito bem vinda, fico feliz que tenha gostado do eu blog, estou aberta para sugestões e pedidos de novos posts, ok.

Grande abraço.

Simone Paixão - Assessoria e Cerimonial

Simone Paixão - Assessoria e Cerimonial

Introduction

Recent Posts