segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Escolha do Buffet e Serviço


Existem várias opções de buffet para casamento, por isso os noivos devem levar em consideração diversos fatores como: escolha do cardápio, apresentação do prato, qualidade dos serviços, sabor dos alimentos, enfim são vários detalhes.

Fazer a prova do cardápio e degustar as especialidades do Buffet não é o suficiente, peça referências a amigos e profissionais da área, se possível participe de um evento promovido pelo buffet.

A escolha do Cardápio para Casamento: Além das opções oferecidas pelo buffet, faça suas próprias opções de acordo com o seu estilo, perfil dos seus convidados e do seu bolso.

Defina o tipo de Serviço do Buffet: De acordo com o horário do casamento, estilo e cardápio de sua recepção, defina qual serviço de buffet irá utilizar, americano / franco-americano / à inglesa ou à francesa. Procure saber se o buffet dispõe da quantidade necessária de mesas e cadeiras para seus convidados, ou se a noiva vai precisar contratar à parte.

Tipos de Buffet:

BRUNCH: Ideal para Casamento informal, o Brunch é uma mistura de almoço e café da manhã, servido entre as 10h e 11:30h, é um "café da manhã reforçado", é recomendado para casamentos realizados pela manhã que se entendem até á tarde. O cardápio inclui alimentos tradicionalmente servidos no café da manhã, assim como pratos mais encorpados, além de saladas, frutas e doces. As bebidas mais indicadas são, vinho, champanhe, refrigerantes, suco e água. Deve haver mesas para todos os convidados, é montado aparador onde os próprios convidados se serviram, mas é necessário contratar garçons para repor alimentos e recolher as louças.

ALMOÇO/JANTAR: Refeição completa com entrada, pratos quentes e sobremesa, no salão estarão dispostas as mesas para os convidados, além das mesas para os convidados, estarão dispostos no salão uma mesa longa o aparador para o buffet, geralmente com uma ornamentação bem bonita, na qual estarão dispostas as travessas e réchauds com os alimentos. A louça, os talheres, os guardanapos poderão estar em um extremo do aparador, mas contribui muito para um melhor efeito de conjunto que estejam já distribuídos nas mesas dos convidados (mesa posta). Em caso de um número maior de convidados, podem ser dispostas duas ou mais mesas de aparador, o que evitará duas coisas: que as bandejas de alimentos tenham que ser constantemente substituídas e que se forme uma única e longa fila de comensais.

COQUETEL: O Coquetel fica bem entre as 18 e 20 horas mas pode começar um pouco mais cedo, quando se deseja incluir dança no programa.. É talvez a forma mais prática de dar uma recepção, inclusive porque pode começar enquanto os noivos e seus pais ainda estão à entrada do recinto, na fila de cumprimentos. Os comestíveis no coquetel serão tão finos e variados quanto for possível. Bandejas mais caras como camarão grande, caviar, e outras iguarias finas, acompanhadas de um bom uísque evidentemente farão que o coquetel seja lembrado por mais tempo, mas também ficará muito bem apenas com pãezinhos, patês e torradas, empadinhas, um bom vinho nacional, refrigerantes, e água mineral. Após o serviço de bebidas e salgadinhos e de um prato quente, se houver, são servidos os doces. Os noivos cortam o bolo e serve-se o champanhe. Depois que a noiva joga o buquê, a festa pode ser dada por terminada.

Tipos de Serviço:

Á FRANCESA: O serviço à francesa é extremamente requintado. O garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião. Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva. Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar. O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não deve nunca esbarrar nos convidados enquanto serve e nem se encostar à mesa.

Á INGLESA: O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará. É um serviço muito usado nos restaurantes. Somente o prato principal é passado entre os convidados o resto dos pratos são servidos individualmente nos pratos.

Á AMERICANA OU EMPRATADO: Serviço à americana é quando o prato é servido "montado", já pronto, na mesa do comensal. Os pratos, já montados em sua apresentação final são servidos pela direita do comensal, e retirados pela esquerda, aplicando-se a mesma concordância com os serviços à esquerda, onde, em geral, serve-se o pão e os pratos que compõem o menu, e a direita, onde, em geral, são servidas e retiradas as bebidas, assim como, as sobremesas.

Á BRASILEIRA: Este tipo de recepção é indicado para eventos com um número grande de pessoas, para que os convidados fiquem mais à vontade para se servirem, também é bastante adaptada como forma prática e simples de receber amigos em casa; claro tudo isso sem perder o requinte e bom gosto à mesa. A mesa poderá ser arrumada da seguinte forma: os pratos e talheres ficam empilhados num dos lados da mesa, um arranjo deve vir ao centro, e do outro lado as travessas com seus respectivos talheres. Atualmente usa-se muito a mesa posta, é uma forma mais elegante e pratica para esse tipo de serviço.

Atenção:

No Contrato: Fique de olho na hora de assinar o contrato com o buffet. Peça para que seja tudo especificado em todos os detalhes - os serviços inclusos, o cardápio, quais bebidas estão inclusas e tudo o que foi acertado verbalmente.

Detalhes do Local: Se a recepção de seu casamento for no salão do buffet, verifique se a estrutura do local está dentro de suas expectativas - as instalações, as acomodações, a limpeza, a quantidade de banheiros, número de mesas, cadeiras e de toalhas, se tem estacionamento, manobristas, seguranças, camareiras. E lembre-se de especificar tudo no contrato.

By Simone Paixão

Nenhum comentário:

Simone Paixão - Assessoria e Cerimonial

Simone Paixão - Assessoria e Cerimonial

Introduction

Recent Posts