terça-feira, 24 de agosto de 2010

Etiqueta em festas de casamento

Quase todo mundo já foi a uma festa de casamento. Como padrinho ou apenas como convidado, de pessoas próximas e queridas ou de conhecidos. E assim como todo evento social, exitem algumas 'regrinhas' de etiquetas que devem ser seguidas para que tudo corra bem e você possa aproveitar ao máximo sua festa.
Se você será convidada(o) de um casamento, fique atenta(o) nas dicas a seguir e se você gostaria que seus convidados lessem algumas dessas 'regrinhas', não deixe de indicar o blog (assim, como quem não quer nada ;-)).

CONVITES
Entenda os dizeres:

Sr. Fulano de Tal e família: significa que o casal e filhos estão convidados e se houver avós e sobrinhos morando na mesma casa, também estes.

Sr. e Sra. Fulano de Tal ou Sr. Fulano de Tal e Sra. ou ainda, Fulano e Fulana (mais informal): significa que o convite é apenas para o casal e não se estende aos filhos e demais familiares.

Sr. Fulano de tal ou Sra. / Srta. Fulana de Tal: neste caso o convite é apenas para a pessoa cujo nome foi citado.

R.S.V.P. é a sigla da expressão francesa Respondéz S'il Vous Plait que em português pode ser entendida como Responda Por Favor. Em geral, aparece em convites impressos, abaixo, à esquerda ou em um cartãozinho anexo, seguida de um número de telefone e prazo para que o convidado confirme sua presença na festa. Caso haja esta sigla em seu convite, telefone e confirme quantas pessoas, das que foram convidadas, comparecerão à festa.

O mesmo vale para convites que trazem a frase em português: "Favor confirmar presença até o dia..." Lembre-se que os noivos dependem desta confirmação para montar a lista de presença e passar o número exato de convidados para o buffet. Se você não confirmar e resolver aparecer na última hora, certamente causará algum transtorno para os organizadores da festa.

PRESENTES

Descubra onde os noivos deixaram a lista de presentes e escolha um item que esteja de acordo com o seu orçamento. Qualquer que seja a sua escolha, utilizando a lista você terá a certeza de os estar presenteando com algo de que eles realmente precisam. Caso não haja lista, use o bom senso. Prefira um presente útil a algo muito "original" e de gosto duvidoso. Não se esqueça de escrever um cartão de felicitações.

Se os noivos já possuem a casa montada e mobiliada ou pretendem se mudar para o exterior após o casamento, você deverá primeiramente procurar saber o que gostariam de ganhar. A não ser que eles mencionem as "Cotas da Viagem de Lua-de-Mel", melhor seria presenteá-los em dinheiro.

Caso a própria loja onde os noivos fizeram a lista não se encarregue disso, os presentes deverão ser entregues, com antecedência, na casa da noiva. Se você veio de longe ou por algum outro motivo não pode entregar seu presente antes, poderá levá-lo até a casa dos pais da noiva no dia seguinte ao casamento.

Evite levar o presente para a igreja ou salão, mas caso tenha que partir logo após o casamento, deixe-o no carro e, em uma ocasião oportuna, entregue-o para o responsável pelo cerimonial. Se não houver cerimonial, entregue-o para os pais da noiva no final da festa.

Próximo post: Etiqueta nos TRAJES, HORÁRIO E COMPORTAMENTO.

By Cristiane Rufino

Nenhum comentário:

Simone Paixão - Assessoria e Cerimonial

Simone Paixão - Assessoria e Cerimonial

Introduction

Recent Posts