sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Etiqueta em festas de casamento (Parte 2)

TRAJES
O traje dos convidados deverá ser adequado ao horário e estilo do casamento. Mas atenção: por mais informal e simples que seja o casamento, não apareça de jeans e camiseta. Além de ser falta de consideração com os noivos, você ainda corre o risco de virar alvo de comentários maldosos. Melhor não arriscar, não é mesmo? O mesmo vale para casamentos realizados apenas no cartório.
Evite usar uma roupa toda branca, mesmo não sendo madrinha. Neste dia, esta cor é exclusividade da noiva.

HORÁRIO
Respeite o horário marcado no convite e compareça à cerimônia religiosa. É muito deselegante ir direto para a festa, dá a impressão que você foi só para comer.
Não seja o último a deixar a festa. Os noivos e seus pais provavelmente estarão exaustos, portanto não os obrigue a ficar fazendo sala para você.
Ao se despedir, agradeça o convite, e se não tiver algo de bom para dizer a respeito da festa, não diga nada que possa ofender os anfitriões.

COMPORTAMENTO
Não exagere na bebida para não fazer nada que possa trazer arrependimentos depois. Lembre-se que tudo ficará registrado em vídeo.
Os talheres são dispostos na mesa de acordo com a ordem em que os pratos serão servidos. Inicie de fora para dentro. Se mesmo assim você não tiver certeza de qual talher pegar para comer determinado prato, observe discretamente qual deles foi utilizado pelos demais convidados e faça o mesmo.
Se você tem crianças muito pequenas, evite levá-las ao casamento (mesmo que o convite seja extensivo aos filhos).
Em geral as lembrancinhas são contadas e é muito deselegante pedir para levar mais uma. Pedir para levar bolo ou docinhos para casa então, nem pensar!
Não leve para casa os arranjos de mesa ou qualquer outro objeto, a menos que neles haja um cartãozinho indicando que são as lembrancinhas da festa.
Em algumas festas, os amigos do noivo vendem os pedaços da gravata para ajudar o casal em sua viagem de lua-de-mel, portanto, vá preparado. Se você não pode ou não quer dar uma grande quantia, leve dinheiro trocado.
Não insista para ser fotografado, mas caso o fotógrafo apareça, comporte-se naturalmente.
Mesmo que você seja amigo(a) íntimo(a) dos noivos, evite "alugá-los" demais. Neste dia eles serão o alvo das atenções e requisitados por todos os outros convidados.
Se não houver cinzeiro sobre as mesas, não fume. Caso não consiga ficar sem fumar, faça-o na área externa do salão.

By Cristiane Rufino

Nenhum comentário:

Simone Paixão - Assessoria e Cerimonial

Simone Paixão - Assessoria e Cerimonial

Introduction

Recent Posts